Governo de SP suspenderá Banda Sinfônica do Estado

Postado em: 19 de dezembro de 2016 | Sem avaliação

Download PDF

O Governo de São Paulo decidiu suspender as atividades da Banda Sinfônica do Estado a partir de janeiro. A informação foi repassada aos músicos integrantes do grupo após reunião realizada entre os conselheiros do Instituto Pensarte. Segundo o conselho, a Organização Social confirmou que o contrato da Banda com o estado (que se encerra no dia 15 de janeiro) será prorrogado até o mês de abril. Entretanto, segundo ordens, a Banda não poderá programar atividades no período de renovação. Além disso, a reunião discutiu o plano de demissões a serem realizados no mês de janeiro.

 

Músicos realizam protestos contra o Governo

 

Nas últimas semanas um grande número de manifestações tomou conta do estado de São Paulo. Os músicos integrantes da Banda Sinfônica, por exemplo, realizam manifestações pacíficas diárias buscando um diálogo maior com a Secretaria de Cultura, buscando sanar dúvidas ainda não respondidas sobre o futuro da banda.

 

Afinal, o que será realizado após de Abril? A transferência de músicos? Mais demissões? Fim por completo da Banda Sinfônica do estado devido a dificuldade na organização em função das demissões? Ainda há dúvidas e mais dúvidas pairando na cabeça dos músicos integrantes, e também da comunidade musical espalhada pelo Brasil.

 

Na última quarta-feira (14), a Organização Social sobre a extinçaão da banda. A página no Facebool, SOS Banda Sinfônica, dedicada ao auxílio aos músicos na manifestação, informou a ação e protocolou um abaixo-assinado. Neste, o grupo solicita a aprovação de uma emenda parlamentar que destine um orçamento fixo para arcar com a manutenção dos grupos musicais do estado.

 

O que afirma oficialmente a Secretaria do Estado da Cultura?

 

Nada que seja concreto. Procurada por inúmeros veículos de comunicação, a Secretaria evita confirmar qualquer informação sobre manter ou extinguir a banda. Segundo afirmam as fontes oficiais, o aguardo é pela aprovação do orçamento do ano de 2017 realizado pelo Governo e Assembleia Legislativa, em janeiro. A ideia é discutir o assunto com mais clareza no ano de 2017. Além disso, a Secretaria sequer confirmou – e desmentiu – qualquer informação repassada pela Organização Social.

 

Entretanto, será que irá raiar um ano de 2017 para a Banda Sinfônica do estado de São Paulo? A dúvida fica no ar.

 

As informações são oriundas do Portal Estadão, e podem ser conferidas aqui. Assim como também as informações trazidas do Portal Folha de São Paulo, sendo encontradas aqui. Também é possível acompanhar diariamente a situação da Banda pela página do facebook, a SOS Banda Sinfônica.

Classificação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *