Inserção de Vozes

Postado em: 6 de setembro de 2016 | Sem avaliação

Download PDF

Antes de tudo, para usar corretamente as camadas de vozes (layers), deve-se ter atenção para qual linha melódica será digitada na 1ª voz. Note as hastes ficarão voltadas para cima. A 2ª voz tem uma figuração rítmica diferente e irá ter suas hastes voltadas para baixo. A mesma relação funciona para as 3ª e 4ª vozes.

Analisado o exemplo acima, observa-se claramente uma distinção entre as 1ª e 2ª vozes.

No momento da inserção da primeira voz, que deve ser feita utilizando a ferramenta Simple Entry Tool, você vai notar que as hastes ficarão naturalmente direcionadas segundo certos parâmetros de editoração.

Para ter acesso a edição da 2ª voz, você deve mudar o layer (camada) podendo utilizar o comando SHIFT + ALT + 2 (seguindo o mesmo padrão, você pode navegar também entre as 1ª, 3ª e 4ª camadas utilizando o números de 1 a 4) ou clicando no número 2, de uma série de 1 a 4, que se encontram no canto inferir esquerdo do programa, como na figura acima.

Note que ao inserir notas na 2ª voz, as hastes das 1ª ficarão automaticamente voltadas para cima. Note ainda que cada voz tem uma coloração diferente. Isso ocorre para distinguir as vozes, facilitando a digitação e a mudança entre as camadas. Contudo, no momento da impressão essa coloração das notas fica toda em cor preta.

Alterações entre as camadas

É possível alterar um trecho entre as camadas de vozes, movendo, por exemplo, o que está na 1ª voz para a 2ª voz.

Para tanto, selecione o trecho

depois clique com o botão direito do mouse e selecione a opção MOVE/COPY LAYERS

Na próxima janela que surgir, deixe a opção MOVE selecionada e habilite o campo que deseja fazer a mudança. Por exemplo: Caso queira mudar as notas digitadas na 2ª voz,que estão na cor vermelha, para 1ª voz, habilite Contents of layer 2 into: Layer 1 e click em OK.

= = = =
Dúvidas, críticas e sugestões nos comentários.

Elaboração: Laudemir Ramos Revisão: Welligton Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

2 respostas para “Inserção de Vozes”

  1. Roger disse:

    Uma contribuição.
    Sobre o item: “Contudo, no momento da impressão essa coloração das notas fica toda em cor preta.”
    Para imprimir as notas das vozes nas cores conforme está na partitura basta selecionar a opção “Display Colors” em “Items to print” no momento da impressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *