Janela de Início Rápido

Postado em: 23 de dezembro de 2016 | Sem avaliação

Download PDF

Esta janela é exibida por padrão na inicialização do Sibelius (sempre que o programa for aberto) ou através dos comandos Arquivo > Novo (menus do programa) ou Ctrl+N (no teclado).

Na parte superior da janela estão localizadas as cinco abas principais: Aprender, Nova Partitura, Recente, Importar e Novidades.

Em todas as abas estarão disponíveis as opções marcadas com o n° 3 na figura, permitindo o ajuste do nível de zoom, fechar e sair do Sibelius. Também estão marcados em vermelho os recursos da:

 

Aba “Aprender”

Na parte n° 1 na figura há links externos para vídeos explicativos sobre o programa disponibilizados pela empresa que mantém o Sibelius. Vale ressaltar que os vídeos estão em inglês.

Já na parte nº 2, estão disponíveis tutoriais e manuais em pdf explicando a respeito do funcionamento do programa.

 

ABA “Nova Partitura”

Aqui se pode criar uma nova partitura em branco, ou partir de modelos pré-definidos conforme a necessidade do arranjo. Os diversos modelos estão divididos em categorias, facilitando a busca.

 

Utilize a barra de rolagem à direita da janela para localizar o modelo certo e basta clicar sobre ele para abrir.

 

 
ATENÇÃO! Caso queira abrir uma partitura ou projeto já existente basta usar a o botão “Abrir outro…” disponível em qualquer uma das abas, no canto inferior esquerdo da tela.
 

Aba “Recente”

Mostra os últimos arquivos que foram abertos, separados por tempo: partituras abertas Hoje, partituras abertas Ontem, Este mês e Anteriores.

Basta clicar duas vezes sobre o arquivo para abri-lo.

Aba “Importar”

 

Esta aba disponibiliza duas importantes funções (destacadas em azul na figura acima) principalmente para quem está migrando de outros editores:

 

Importar “Arquivo MIDI” e “Arquivo MusicXML

 

Ambos são formatos de arquivos que podem ser gerados por outros programas (Finale, Encore, GuitarPro, MuseScore, etc) e importados para o Sibelius. Normalmente são necessárias algumas correções após a importação, dependendo da origem dos arquivos importados.

 

Aba “Novidades”

Traz links para artigos do blog da Avid (empresa mantenedora do Sibelius), com notícias, dicas e novidades sobre o editor. Estas informações também estão em inglês.

DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS.
POR JOÉLITON ARAÚJO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *