Município de Santa Cruz-RN tem lei sancionada que apoia Banda de Música

Postado em: 4 de Janeiro de 2017 | Sem avaliação

Download PDF

No apagar das energias de 2016, uma luz parece surgir em 2017 para as Bandas de Música. A crise vivenciada em território nacional preocupa. No entanto, há também quem se sensibilize e apoie os músicos em um momento tão conturbado da economia, e reconheça a importante destas bandas para a comunidade.

 

Foi o caso da cidade de Santa Cruz-RN, que teve lei sancionada pela Prefeita Fernanda Costa, no dia 27 de dezembro, beneficiando a banda de música municipal. A partir desta lei já em vigor (Lei Municipal Nº 711/2016), a banda ganha segurança e uma homenagem merecida. Sob o novo nome de Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União, os músicos não só ganham uma nova identificação, como também segurança de trabalho.

 

Junto à lei nº711/2016, a Banda passa a se tornar um patrimônio cultural, histórico e imaterial pertencente ao município de Santa Cruz-RN. A medida é um alívio para os músicos da cidade, bem como um suspiro para as Bandas de Música a nível nacional, que enfrentam duras crises.

A vibração dos integrantes da Banda de Música de Santa Cruz-RN

 

Após o protocolo firmado, e com presença de grande parte da comunidade musical da cidade, os mesmos vibraram, aplaudiram e exaltaram a iniciativa da prefeitura. Em entrevista ao Portal Oficial da Prefeitura de Santa Cruz, o Maestro Camilo Henrique, atual coordenador da Banda de Música da cidade viu a lei como um sinal de respeito e reconhecimento para com a história da banda. “Esta lei é um nobre gesto de consideração e reconhecimento por toda a história da Banda de Música de Santa Cruz, por todos os músicos e maestros que contribuíram para a construção desta realidade e pela importância social e cultural que a nossa banda tem para o município”, enfatizou.

 

Para o Maestro, esta lei abre novas portas para a Banda, muito no que tange os contextos sociais, visto a participação da comunidade na formação da mesma. No entanto, seu destaque foi, principalmente, para a grande possibilidade de crescimento do grupo musical. “Um grande passo foi dado com a sanção desta lei. Acreditamos que teremos maiores possibilidades de crescimento e ampliação das ações que já são desenvolvidas pela Banda de Música, tanto no que concerne a formação de novos músicos, quanto ao fomento da música instrumental, e quanto à fruição da arte musical em nosso município”, completou.

 

Foi na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa, inclusive, que a Banda de Música passou por um processo de revitalização. Com jovens ingressando na iniciativa musical, a possibilidade de trazê-los para dentro da comunidade foi feito. Por meio da música, mais uma vez uma transformação social fora feita. Inclusive, com a lei sancionada, o trabalho poderá ganhar continuidade.

 

As informações são referentes ao Portal Oficial da Prefeitura de Santa Cruz-RN. Para acesso às informações clique aqui.

Classificação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *