Prefeitura de Quixeramobim planeja paralisar a Banda de Música Municipal

Postado em: 28 de setembro de 2017 | Sem avaliação

Download PDF

A Prefeitura de Quixeramobim (Prefeito Clébio Pavone) planeja paralisar as atividades da Banda de Música Municipal Sebastião Doth.

O grupo tem 22 anos, foi fundado pelo maestro Marcos José Rodrigues e é “muito querido na Cidade”, como conta um dos integrantes. Os músicos recebem apenas uma bolsa, no valor de R$ 468,00. Eles vêm notando que a Prefeitura está paralisando as atividades da Banda. “Antes, fazíamos 5 ou 6 apresentações em um mês, nesse mês de Setembro só fizemos uma”, nos contou outro integrante do grupo.

A Banda de Música foi fundada na gestão do Prefeito Dr. José Alves da Silveira que renomeou o grupo como “Sebastião Doth” em homenagem ao músico de Quixeramobim. Desde sua fundação o grupo nunca paralisou suas atividades.

Esta matéria foi feita a partir dos relatos de integrantes do grupo que, preocupados com a paralisação da Banda, nos pediram ajuda.

Nossa Opinião

O Portal Brasil Sonoro considera as Bandas de Música como as verdadeiras guardiãs da memória musical de uma localidade e a paralisação de um grupo, por mais que se aleguem motivos financeiros, é uma verdadeira ignorância cultural. Os Músicos recebem um valor irrisório, se comparado à outros valores do orçamento do município. Eles deveriam ser respeitados e valorizados, não o contrário.

 
____

Matéria escrita por Welligton Sousa (Pindoretama-CE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *