Tutorial Sibelius: Ferramentas da Área de Transferência

Postado em: 5 de fevereiro de 2017 | Sem avaliação

Download PDF

Ao abrir o Sibelius e selecionar uma partitura para edição, ou ainda ao criar uma nova partitura, estará selecionada a guia “Página Inicial” com suas várias opções. Esta guia está dividida por seções para facilitar o trabalho, e a primeira delas é a:

Área de transferência

Nesta parte da aba encontram-se ferramentas que auxiliam em operações de copiar e colar trechos dentro de uma partitura ou entre arquivos diferentes.

 
Figura Área de Transferência do Sibelius

 

Copiar

Envia uma cópia do trecho selecionado para área de transferência. Para usar este recurso você pode selecionar o trecho a ser copiado e pressionar no teclado o atalho Ctrl+C.

Recortar

Retira o trecho selecionado da pauta e envia-o para a área de transferência, deixando vazio o local que ocupava. Selecione o trecho desejado e pressione o atalho Ctrl+X.
Cuidado! Ao recortar ou copiar outro trecho, o conteúdo que estava na área de transferência será perdido definitivamente. No entanto o usuário sempre tem a opção de usar o comando Ctrl+Z para desfazer uma ou mais ações.

Colar

O Sibelius oferece, nesta versão, três opções de colagem:
 

1- COLAR: apenas insere o conteúdo da área de transferência no local selecionado. Se não houver nenhum local selecionado o cursor do mouse ficará azul escuro, e o conteúdo será colado no local em que o usuário clicar. Utilize o atalho Ctrl+V.
 

2- COLAR COM GUIA: cola o conteúdo no local desejado como sendo uma voz guia. As notas coladas ficam em cor diferente e o editor coloca automaticamente o nome do instrumento de origem delas. É possível, após, editar outra voz no mesmo trecho. Atalho: Ctrl+Alt+Shift+V.
 

3- COLAR EM UMA VOZ: abre uma caixa de diálogo (imagem baixo) que permite ao usuário escolher qual voz será copiada, e em qual voz o conteúdo será colado, para o caso de um arranjo com várias vozes no mesmo pentagrama.
Atenção! É necessário selecionar antes o trecho onde o conteúdo será inserido. Não há atalho pré-configurado para esta função.
 

Figura caixa de diálogo COLAR NA VOZ Sibelius
 

Neste exemplo, ao clicar no botão OK, apenas a primeira voz do conteúdo que está na área de transferência, será colada como sendo a segunda voz no local selecionado.
O usuário deverá desmarcar a opção “Substituir música já existente” se desejar que as notas do trecho que receberá a colagem permaneçam (se não desmarcar, estas serão apagadas).

Capturar ideia

Com este recurso pode-se armazenar um trecho escolhido para ser reusado posteriormente.
Os trechos salvos ficam armazenados numa biblioteca de ideias. Para acessá-la pressione o comando Ctrl+Alt+i.

Selecionar elemento gráfico

Transforma o ponteiro do mouse numa ferramenta de seleção gráfica. Clique com o botão esquerdo e arraste formando um retângulo, como na figura abaixo. Você pode copiar o local selecionado como se fosse uma imagem (use o atalho Ctrl+C).

 
Figura ferramenta selecionar elemento gráfico

 
Este recurso é útil quando o usuário necessita colar trechos de partituras em editores de imagens, de arquivos de texto, de apresentações de slides, etc. Basta colar o conteúdo copiado no editor, mas pode não funcionar em alguns programas de edição.

DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS.
POR JOÉLITON ARAÚJO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *