Tutorial Sibelius: Inserindo notas com o mouse

Postado em: 16 de março de 2017 | Sem avaliação

Download PDF

Muitos usuários sentem dificuldades com a entrada de notas no Sibelius, principalmente aqueles que migram de outras plataformas de edição. Alguns acabam até mesmo desistindo cedo, antes mesmo de desfrutar das muitas vantagens e ferramentas que o programa oferece.
No entanto, tudo é apenas uma questão de habituação e adaptação com pequenas diferenças, as quais não vem para dificultar, mas para otimizar os trabalhos de edição.
Ao contrário de outros editores, para inserir notas, no Sibelius, primeiro deve-se escolher a duração delas para só depois entrar com a altura (a nota propriamente dita). Esta é uma das maiores dificuldades dos usuários migrantes.
Abordaremos dois métodos para entrada de notas: utilizando o mouse, e utilizando o teclado, em tutoriais diferentes.

Entrada de notas utilizando o mouse

O Sibelius possui uma paleta chamada “Teclado Numérico” que fica, por padrão, flutuando no canto inferior direito da tela de edição.

 
Figura Área de Transferência do Sibelius

Nesta paleta se localizam as 6 abas que contém as figuras mais utilizadas. Para alternar facilmente entre elas pode-se utilizar os botões F7, F8, F9, F10, F11 e F12 no teclado. A partir destas abas pode-se selecionar pelo clique do mouse a figura a ser inserida, seja uma nota ou outros sinais.
Nestas abas também estão disponíveis stacatos, pontos, legatos, ligaduras, acentos, acidentes, figuras de silêncio, etc.

Clique na figura de tempo que deseja inserir na partitura

Ao passar o mouse por sobre os pentagramas o ponteiro assume a cor azul, indicando que está pronto para a entrada de notas. Também é mostrada uma sombra da figura de tempo na linha ou espaço onde estiver o cursor do mouse.

 
Figura Área de Transferência do Sibelius

Escolha uma linha ou espaço e clique. A nota será inserida e imediatamente surgirá uma barra azul indicando onde será colocada a próxima nota. Mesmo assim o usuário pode escolher clicar em outros locais, seja antes ou depois, para inserir mais notas.

 
Figura Área de Transferência do Sibelius

Se a nota for inserida em um local vazio, o Sibelius automaticamente colocará as figuras de silêncio antes e depois dela para completar o tempo.
Se a nota a ser colocada for maior do que o tempo disponível para colocá-la, automaticamente será criada uma ligadura de tempo completando o tempo que falta no compasso seguinte.

Para inserir silêncios proceda da mesma maneira usada pra inserir notas, bastando selecionar com o mouse a figura adequada.

DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS.
POR JOÉLITON ARAÚJO

Classificação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *