Tutorial Sibelius: Inserindo notas pelo teclado (inserção rápida)

Postado em: 20 de Março de 2017 | 5/5 (1)

Download PDF

Apresentamos aqui o modo mais rápido e prático de inserir notas no Sibelius. Embora possa parecer complexo de início, com uma rápida habituação do usuário, pode agregar alta produtividade em arranjos e digitações simples, com agilidade, praticidade e muita eficiência.
 
O grande ponto forte da digitação no Sibelius é possibilitar ao usuário trabalhar com ambas as mãos simultaneamente (mão esquerda sobre o teclado alfanumérico – letras – e mão direita sobre o teclado numérico), elevando a produtividade ao longo da experiência.
A possibilidade de inserir também outros símbolos muito utilizados ao longo da digitação de uma partitura, por meio da paleta “Teclado Numérico”, faz com que, ao final da digitação, muitos detalhes do arranjo já possam estar praticamente organizados, senão prontos. (Para mais informações sobre a paleta “Teclado Numérico clique aqui“)

 
Atenção! Para que a digitação correta funcione, a tecla NumLock deve estar ativa!
 

Entrada rápida de notas em notebook

Os números ficam misturados junto com as letras no teclado, fato que diminui a capacidade de digitação do programa, mas mesmo assim é possível escrever.
Enquanto o teclado numérico estiver ativado, para utilizar as letras e caracteres das teclas numéricas o usuário deve pressioná-las juntamente com a tecla Fn disponível na maioria dos notebooks e similares.
O uso das duas mãos ao mesmo tempo agrega tanto à produtividade com o programa, que torna-se altamente recomendável aquisição de um teclado numérico externo, de baixo custo, portátil e eficaz para notebooks, aos quais pode ser conectado via entrada USB, como este:

 
Figura teclado numérico externo USB

 
O resto do procedimento de inserir é similar ao que está descrito abaixo.

Entrada rápida de notas em computador comum (desktop)

Utilizando um teclado de computador comum (padrão ABNT2) o processo é bem simples.
Com uma partitura aberta pressione a tecla N. O ponteiro do mouse ficará azul indicando estar pronto para inserir notas. Uma sobra é mostrada no local da pauta onde mouse estiver apontando, mostrando onde a nota será colocada.

 
Figura Paleta Teclado Numérico do Sibelius
 

A paleta “Teclado Numérico” se encontra na parte inferior direita da tela. Ela imita exatamente o formato do teclado numérico do seu computador, onde cada número do teclado corresponde a uma figura musical na paleta.

 
Figura Teclado Numérico Explicado
 

Selecione a duração desejada para a nota

Pressione o botão do seu teclado numérico correspondente à duração da nota que deseja inserir. A sombra atrás do ponteiro do mouse mostrará a duração selecionada.
Para inserir a uma nota pressione no teclado padrão (alfanumérico) a letra equivalente à cifra da nota desejada. Por exemplo:

Para a nota…  Pressione a tecla:
  dó   C
  ré   D
  mi   E
  fá   F
  sol   G
  lá   A
  si   B

 
A figura já deve estar colocada no pentagrama neste momento. Usando as setas para cima (↑) e para baixo (↓) no teclado você pode mudar a altura da última nota inserida.
O Sibelius sempre insere a nota na altura mais próxima da anterior. Se ela foi colocada numa oitava indesejada, o usuário pode facilmente mudá-la para uma oitava acima (Ctrl+↑) ou uma oitava abaixo (Ctrl+↓).
Se necessário, basta pressionar a tecla Backspace ou Del para apagar a nota e inserí-la novamente.
Após a entrada de alguma nota aparecerá uma barra fina azul que indica onde será inserida a próxima.

 
Figura barra azul de inserção de notas
 

O usuário deve repetir o mesmo procedimento para as demais notas.

DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS.
POR JOÉLITON ARAÚJO

Classificação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *