Tutorial Sibelius: Página inicial – seção “Instrumentos”

Postado em: 11 de Fevereiro de 2017 | Sem avaliação

Download PDF

Ao abrir o Sibelius e selecionar uma partitura para edição, ou ainda ao criar uma nova partitura, estará selecionada a guia “Página Inicial” com suas várias opções. Esta guia está dividida por seções para facilitar o trabalho, e a segunda delas é a de:

Instrumentos

Nesta parte da aba estão opções para configurações gerais de instrumentos no arranjo ou partitura.

 
Figura seção instrumentos do Sibelius

 
O destaque em vermelho na figura acima mostra um botão que abre opções complementares onde é possível criar e organizar famílias e conjuntos de instrumentos, além de editar os que já estão disponíveis.
A seguir, confira as demais opções:

Adicionar ou excluir

Abre a mesma caixa de diálogo de seleção de instrumentos (atalho tecla i) que aparece quando uma nova partitura é criada.
Através dela é possível adicionar mais instrumentos ao arranjo (lado esquerdo da janela), ou excluir os que que já foram colocados antes (lado direito da janela).

 
Figura Janela de seleção de instrumentos do Sibelius

 
Basta que o usuário navegue pelas categorias de instrumentos e, apos selecionar o instrumento desejado, clique nos botões Adicionar à partitura ou Remover da partitura (no centro da tela), conforme o caso.
Na mesma janela, ainda é possível:
 
1- CRIAR UMA PAUTA EXTRA: basta selecionar o instrumento no lado direito da tela e clicar na opção ao centro da janela para criar Pauta extra, usando os botões correspondentes para inserir a pauta Acima ou Abaixo, conforme o caso.
 
2- MOVER OS INSTRUMENTOS: se trata de escolher a ordem em que as partituras aparecerão no arranjo. Para reordenar basta selecionar algum entre os instrumentos presentes no arranjo e usar os botões da opção Mover, que são Acima ou Abaixo.

 
Próximo ao botão OK é possível marcar a opção Pauta pequena, para que os instrumentos selecionados sejam colocados automaticamente em um pentagrama reduzido.

Alterar

Altera o instrumento da pauta a partir do ponto selecionado. É útil para peças em que se faz necessário mudar de instrumento em um determinado ponto ou trecho da música.
Basta selecionar o ponto de mudança ou o trecho desejado e pressionar Ctrl+Alt+Shift+I ou clicar no referido botão. Abrirá uma caixa de seleção de instrumentos reduzida, onde o usuário deverá:
 
1- selecionar o instrumento a ser inserido;
2- escolher se deseja adicionar uma clave no ponto de mudança;
3- escolher se a mudança de instrumento deverá ser anunciada graficamente na última nota do instrumento anterior.

 

Partitura de transposição

Para ativar ou desativar esta opção pode-se usar o atalho Ctrl+Shift+T.
Quando a opção está ativa, nos instrumentos que não sejam afinados em dó, ficam escritas as notas normalmente na afinação de cada instrumento. Se estiver desativada, todos os instrumentos, sem exceção, ficarão escritos como se fossem afinados em dó. É um recurso útil para quem deseja harmonizar mais facilmente arranjos com vários instrumentos.

Pauta tipo ossia

Insere uma pequena pauta ossia Acima ou Abaixo do local selecionado, conforme a opção escolhida.

 
Figura Pauta ossia acima do pentagrama
Pauta ossia acima do pentagrama.

 
Figura Pauta ossia abaixo do pentagrama
Pauta ossia abaixo do pentagrama.

 

DÚVIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS.
POR JOÉLITON ARAÚJO

Classificação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *