Para alterar a tonalidade de um trecho ou de toda a música no Finale utilizaremos a ferramenta:
Método comum
- Selecione a ferramenta Key Signature Tool
;
- Dê duplo-clique sobre o compasso que deseja fazer a alteração;
- Observe que a caixa de diálogo Key Signature aparecerá.
- Mova a barra de rolagem para cima ou para baixo para escolher a nova tonalidade:
- Especifique quais os compassos que serão afetados pela alteração:
Selecione a opção Measure ____ through ____ para especificar um trecho para receber a modificação da tonalidade.
Selecione a opção Measure ____ through end of piece para fazer a alteração do compasso especificado até o final da música.
Selecione Measure ____ to next key change e a alteração ocorrerá apenas até a próxima mudança de tonalidade que aparecer na partitura.
- Selecione o tipo de transposição que deverá ser aplicada:
Selecione a opção Transpose notes para que todas as notas (inclusive cifras) sejam alteradas para a nova tonalidade, seguindo a direção (Up ou Down) que foi especificada.
Selecione a opção Hold notes to original pitches (Enharmonically ou Chromatically) para manter as notas na posição em que estão, fazendo com que elas sofram apenas as alterações dos acidentes da nova tonalidade.
Selecione Hold notes to same staff lines (modally) para que a música fique modal. Esta opção mantem as notas na mesma altura em que estão e não acrescenta os acidentes da nova tonalidade.
- Clique em Ok.
Método rápido
- Clique na ferramenta Key Signature Tool
;
- Selecione um grupo de compassos (clique no primeiro, segure a tecla SHIFT, clique no último);
- Clique com o botão direito do mouse sobre essa seleção;
- Note que aparecerá um menu suspenso como este:
Neste menu estão listados as tonalidades mais comumente usadas.
- Selecione uma das opções listadas;
- Pronto!
Observação: Ao clicar em Other… abrirá automaticamente a caixa de diálogo Key Signature, mostrada mais acima.
Veja também:
- Caixa de diálogo Key Signature
- Usando Keyless
- Trabalhando com Nonstandard Key Signature
Dúvidas, críticas e sugestões nos comentários.